logos.png

NA FOTO – RESIDÊNCIA, projeto contemplado pelo edital Elizabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes de 2019 tem como objetivo fomentar a produção fotográfica no estado de Santa Catarina. Após convocatória e análise das inscrições pela comissão de seleção, o NA FOTO selecionou doze participantes, sendo eles provenientes das seguintes cidades: Florianópolis, Barra Velha, Nova Veneza, Balneário Camboriú, Caçador e Canelinha.

 

Os artistas foram selecionados a partir da análise de seus portfólios e currículos, assim como de suas propostas de pesquisa fotográfica, todas dentro do tema “Cartografias Catarinenses”, definido pelo edital. Para a coordenadora Lucila Horn, os inscritos apresentaram uma grande riqueza e pluralidade de visões, revelando as potencialidades artísticas que existem espalhadas pelo nosso estado.

 

Dentre os projetos contemplados estão aqueles que voltam seu olhar para a cidade e suas transformações, a exemplo da artista Janine Perini, que propõe uma pesquisa visual sobre as mudanças do meio ambiente e da natureza na cidade de Barra Velha. Há também os que discutem identidade e memória local, dentre estes estão os projetos dos artistas Philipe Gabriel e Maria Luiza Amorim –  esta se debruça sobre o tema da ilha de Florianópolis, seu misticismos e suas bruxas, enquanto aquele trabalha as histórias guardadas em lugares abandonados em Ribanceria do Sul - Canelinha.

 

Além dos três artistas citados, também foram contemplados: Débora Klempous Corrêa, Gabriel Schlickmann Rottgers Cardoso, José Luiz Ronconi, Lilian Barbon, Lucas Correia, Luis Antônio Sant Anna Paganelli, Pedro Dutra, Renata Gordo, Verônica Gazola.

 

Para a curadora argentina Laura Lavergne, que atuou na avaliação dos inscritos, pode-se dizer que os projetos selecionados incluem olhares pessoais capazes de ressignificar histórias e memórias coletivas importantes para Santa Catarina. Em suas palavras, “o conjunto dos doze selecionados, por sua diversidade de temas e perspectivas, apresenta uma potência artística significativa para a cartografia catarinense”.  

 

A próxima etapa do NA FOTO – RESIDÊNCIA prevê um encontro de cinco dias na sede do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), em Florianópolis, durante o qual os doze selecionados desenvolverão seus projetos sob a orientação de profissionais da área. Ao fim, o projeto prevê a publicação de uma coleção de 12 livros de fotografia.

 

Em função da pandemia do COVID-19 as atividades foram adiadas para o segundo semestre de 2020 e iniciam em 27 de agosto.