Um novo espaço expositivo, a BC Foto E-Spaço Galeria Virtual, criada em sala virtual 3D, inaugura com 3 exposições "Corpo Espaço", "Corpo Ausência" e "Corpo Presença", com curadoria de Lucila Horn e Marcelo Fernandes. Participam deste lançamento os artistas Cicero Viégas, Murilo Ponchielli, Thainara Giraldi. Emerson Leal, Marcello Sokal, Lucas Correia, Karina Presoto, Amanda Loch, Mel Loretto, Paloma Gomide, Leonardo Bittencourt, Sara Eulália e Marcos Schaefer.
Nos dias 20, 21 e 22 de julho, aconteceram as conversas com os artistas
Amanda Loch. Formada em Design de Moda. Estudou fotografia autoral e documental na Motivarte – Buenos Aires. Cria suas fotografias em resposta a memórias, sonhos e sentimentos. O descartado e o esquecido são tesouros a se examinar. Lugares, objetos e vestígios da história de outrem que não podem ser esquecidos. Busca, a partir do que acredita e do que sente, conseguir revelar sensações.
Karina Presoto. Natural de São Paulo a 12 anos em Santa Catarina. Formada em Tecnologia em Fotografia (UNIVALI). Participante selecionada para o Projeto Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte/BC - NEFA BC, em 2018 com orientação de Lucila Horn, Marcelo Fernandes e oficinas com Cláudio Feijó, Marcelo Greco e Rosely Nakagawa. Atua como professora de técnicas fotográficas e Fotógrafa na área social e de arquitetura e interiores. Responsável pela coordenadoria de fotografia de imóveis para o Airbnb, em empresa do ramo de aluguéis.
Marcello Sokal, fotojornalista ,22 anos de trabalho, com imagens veiculadas em livros, revistas, jornais, websites e outras mídias. Professor e pesquisador em fotografia.
Murilo Ponchielli (1982), natural de Joinville/SC. Publicitário, Diretor de Arte, Fotógrafo e Artista Plástico. Bacharel em Comunicação Social com especialização em gestão de Marketing Digital. Cursou História da Arte na Escola de Artes Fritz Alt, em Joinville/SC. Participou de diversas exposições de arte, como duas edições da Coletiva de Artistas de Joinville e integrou o NEFA Balneário Camboriú. Utiliza em suas obras técnicas como fotografia, desenho, pintura, serigrafia, xilogravura, ilustração Digital e bordado.
Thainara Giraldi. Nascida em 1997, é natural de Balneário Camboriú. Entrou no campo da fotografia aos 15 anos de idade, retratando cenas cotidianas. Com o passar do tempo, a fotografia P&B tornou-se sua paixão. Busca tornar visível o invisível, como sentimentos, lembranças, medos e angústias. O sobrenatural, a ironia, a crença e a descrença são temas recorrentes em suas imagens, tentando passar ao público suas experiências e pensamentos. Nos últimos anos participou de feiras gráficas, exposições e festivais de fotografia apresentando seu trabalho.
Cicero Viégas. Fotografo Profissional há 50 anos. Tudo começou com o hobby do meu pai que tinha um laboratório fotográfico em casa. O clima da Iluminação no laboratório fotográfico e as imagens surgindo no revelador foi um sonho que dura até hoje. Esta paixão pela profissão, me impulsiona a continuar fotografando. Pesquisando e usando novas tecnologias para criar imagens em ângulos inusitados.
Leonardo Bittencourt, brasileiro, fotógrafo e impressor. Seus trabalhos autorais são baseados na relação do homem com o tempo, a cultura e questões sócio-econômicas. Pesquisador e instrutor de processos clássicos de impressão do século XIX, em especial a Impressão com Platina/Paládio (1873).
Marcos Schaefer. Graduado em Direito (Univali), especialista em Finanças e Controle Empresarial (UFSC), e com especialização em Fotografia (Univali), possui diversos cursos na área, e atualmente é professor de fotografia do Centro Europeu e da Universidade do Vale do Itajaí. Atua como fotógrafo da Marcos Shaefer Concept Sutudium. Foi premiado na convocatória Festival de Fotografia Floripa na Foto em 2010. Entre as suas exposições destaca-se a coletiva FOTOGRAFIA(S) CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: IMAGENS, VESTÍGIOS E RUÍDOS, no Museu de Arte de Santa Catarina de dezembro de 2013 à março de 2014.
Paloma Gomide. Graduada em Cinema pela UFSC (2011- 2016) e em Fotografia pela Univali (2016- 2019). Participou de vários workshops de fotografia, dentre eles nos festivais de fotografia mais importante do país: "Paraty em Foco" e "Foto em Pauta". Em 2015 apresentou a instalação "W.E" no MIS/SC, e já participou de diversas exposições fotográficas coletivas, como "Diversa" (2018) no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e Feira Arte Foto 2019 e 2020, na Helena Fretta Galeria de arte. Tem como trabalhos recentes Produção de Objetos e Assistência de Arte no curta "Baile" (Novelo Filmes, 2019), estágio no longa "Sobre Sonhos e Liberdade" (Plural Filmes, 2019) e Assistência de Finalização da série "Submersos" (Plural Filmes, 2019). Foi contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019 com o projeto de documentário "Onde era mar", curta sobre os manguezais de Florianópolis.
Emerson Leal. Natural de Tijucas-SC, formado em Artes com Habilitação em Música pela UDESC em 2004. Trabalhou com Música e Artes desde então e a fotografia sempre esteve presente como uma forma de expressão e registro. Em 2012 ingressou no curso superior de Fotografia da UNIVALI, buscando aprimorar seu hobby e aprender mais sobre essa arte. Aos poucos foi trocando a carreira de educador musical pela atividade fotográfica, atuando na área de fotografia social, fotografia de arquitetura e interiores e fotografia documental.
Lucas Correia. Natural de Londrina/PR e residente no Litoral Norte de Santa Catarina, Lucas Vinicius Correia, é bacharel em Direito, tecnólogo e pós-graduado em fotografia. É docente do Curso Superior em Fotografia na Universidade do Vale do Itajaí. Com passagem por diversos veículos de comunicação como repórter fotográfico, encontra na área autoral, documental e jornalística seus principais motivos fotográficos. Vencedor da convocatória Existir Resistir, no Festival Floripa na Foto em 2019 e selecionado na convocatória Cartografias Catarinenses em 2020, tem em seu currículo participações em exposições coletivas e premiações fotográficas.
Mel Loretto é formada em Fotografia pela Escola Panamericana, em São Paulo. Participou da Exposição Origem, em parceria com a EPA e com curadoria de Eder Chiodetto no ano de 2014. Nomade, aproveita o circular pelo mundo para ampliar o olhar, procurando sempre integrar a Natureza em suas imagens.
Sara Eulália é artista, produtora e fotógrafa itajaiense. Aos 13 anos passou a notar seu afeto pela arte e explorar as vertentes da profissão de fotógrafa, passando por diversas áreas, onde se encontrou presente em cada um de seus retratos. É ligada a processos criativos que descondicionam o olhar e fazem com que ela e quem observa se questionem de várias maneiras do que cada obra se trata.
Flavio Fernandes
Coordenador
Lucas Correia
Produtor
Lucila Horn
Curadora
Marcelo Fernandes
Curador