Próxima edição prevista para agosto de 2020

05112019-Oficial.jpg

Convidado especial

BORIS KOSSOY

 

 

De 21 a 23 de novembro, o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, em parceria com Helena Fretta Galeria de Arte, promove a 4ª edição da Feira Arte Foto. O evento conta com trabalhos de 30 artistas que desenvolvem pesquisas autorais com a fotografia.

Consolidando-se no calendário cultural de Santa Catarina, a feira apresenta uma produção fotográfica contemporânea desenvolvida por artistas do NEFA e representados pela Helena Fretta Galeria de Arte, com o objetivo de estimular o colecionismo e oportunizar aos visitantes o acesso a trabalhos com valores especiais, além de proporcionar o diálogo entre artistas e visitantes. Fotos já emolduradas ou somente a impressão, livros de fotografia e objetos estarão à venda no local.

 

Um dos diferenciais da feira é a pesquisa

 

Grande parte dos trabalhos apresentados nesta edição traz a qualidade visual e museológica das impressões fine art. Mas a arte se faz a partir das pesquisas poéticas aliadas às técnicas e  aos suportes. Nem toda fotografia para ser arte precisa ser feita em impressão fine art, sendo que alguns trabalhos necessitam de outros suportes atrelados a pesquisa e conteúdo.

A Feira Arte Foto está comprometida com a fotografia contemporânea e apresenta desde os suportes objetos com colagens de Amanda Loch e Catarina Rüdiger, a coleção de cartões postais de Cristina Rosa, os livros de fotografia de autor da coleção Nefa, até as fotografias em interface com a pintura de Betinha Trevisan e Dirce Körbes. A feira também traz propostas engajadas como as de Ana Sabiá e Soninha Vill, propostas em fotografia documental de rua de Diorgenes Pandini, ou do quintal de casa, como as quase abstrações de Zeila Sardá ou, ainda, as imagens contemplativas de Eduardo Beltrame e a fotografia direta desenvolvida por Beatriz Harger, Cleusa Berardi Müller, Denise Becker, Eber Myra e Luis Paganelli.

 

Fotografia catarinense e internacional

 

Com um olhar atento para a pesquisa da fotografia no campo da arte, a Feira Foto Arte junta jovens artistas da fotografia, como Maria Luiza Amorim, Heitor Tofeti Nogueira e Paloma Gomide, e fotógrafos experientes, como Adriana Füchter, Joyce Mussi, Ruchita e Zé Paiva. Apresenta a qualidade da fotografia contemporânea desenvolvida em Santa Catarina, no eixo entre Joinville, representada por Murilo Rafael, e Florianópolis. Mas também tem caráter internacional, com a participação da mineira Glaucia Nogueira, que atualmente reside em Paris/França e desenvolve um importante movimento na plataforma cultural Iandê, criando um link entre o Brasil e a França para fotógrafos, curadores, galeristas, colecionadores, educadores, pesquisadores e instituições relacionadas à fotografia. Também participam os catarinenses, Juliana Falchetti que atualmente desenvolve seu trabalho em Lisboa/Portugal, e Lucas Flygare, que está em Florença/Itália contemplado com uma bolsa de estudos. Participam, também, Heloisa Oliveira, primeira fotógrafa brasileira a ser convidada pelo governo real butanês a fazer exposições no país, Ana Soukef, com pesquisas que abrangem a América-Latina, Luciana Petrelli e Lucila Horn, com trabalhos realizados em residência artística entre o litoral e Portugal e a Ilha de São Miguel nos Açores.

 

Sala especial

 

A Feira Arte Foto 2019 presta uma homenagem especial ao grande fotógrafo Brasileiro Boris Kossoy e sua enorme contribuição para a fotografia, seja como fotógrafo, ensaísta, curador e autor de inúmeros livros, alguns deles traduzidos e publicados no exterior. Boris teve muitas de suas fotografias expostas e adquiridas por instituições internacionais de ponta, como o MoMA, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, a Biblioteca Nacional da França, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP, Centro de la Imagen, do México, entre outras instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior.

 

Artistas participantes: Adriana Füchter, Amanda Loch, Ana Sabiá, Ana Soukef, Betinha Trevisan, Beatriz Harger, Catarina Rüdiger, Cleusa Berardi Müller, Cristina Rosa, Denise Becker, Diorgenes Pandini, Dirce Körbes, Eduardo Beltrame, Eber Myra, Glaucia Nogueira, Heitor Tofeti Nogueira, Heloisa Oliveira, Joyce Mussi, Juliana Falchetti, Lucas Flygare, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Luis Paganelli, Maria Luiza Amorim, Murilo Rafael, Paloma Gomide,  Ruchita, Soninha Vill, Zé Paiva e Zeila Sardá.

 

Convidado especial: Boris Kossoy

 

05112019-Oficial.jpg