Lançamento

 

Coleção NA FOTO: Cartografias Catarinenses

 

 

 

Na próxima terça-feira (22), às 19h30, será o lançamento virtual da Coleção NA FOTO: Cartografias Catarinenses, resultado de uma residência realizada por 12 artistas de Santa Catarina através do Projeto NA FOTO Residência, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Apoio à Arte e Cultura de 2019. A coleção reúne 12 livros de fotografia e um livro de apresentação dos projetos, abrangendo diferentes experiências artístico-geográficas pelo estado.

 

A proposta, coordenada pela curadora e artista visual Lucila Horn, contou com a colaboração de importantes nomes da fotografia nacional, tais como Marcelo Greco e Rosely Nakagawa. Também teve a curadoria do fotógrafo Marcelo Fernandes, de Balneário Camboriú, e de Laura Lavergne, da Argentina. Na orientação dos trabalhos, a proposta contou com a presença da fotógrafa Ana Soukef, e na apresentação dos projetos, da artista visual e arquiteta Júlia Thomé. A etapa final, de diagramação e impressão dos livros, teve a colaboração de Gustavo Reginato, da Editora Caseira. 

Ao longo do segundo semestre de 2020, os 12 artistas selecionados passaram por diferentes etapas de produção. Primeiramente, aprofundaram seus processos artísticos, tendo o suporte de diferentes profissionais da arte e da fotografia. No segundo momento da residência, trabalharam na seleção de imagens e na edição dos livros, buscando construir narrativas visuais adequadas às suas propostas. Finalmente, realizaram testes de impressão, revisão e ajustes de layout até chegar à versão final das publicações.

A coleção que será lançada contempla diferentes temas e lugares. O livro “Entre o mar e o mangue resta o rastro”, de Débora Klempous, trata de uma vivência no sul da ilha de Florianópolis, na Caieira da Barra do Sul, enquanto o livro “Água-Margem: Lagoa da Conceição”, de Leo Veronimo, traz uma leitura visual e poética do conhecido bairro manezinho Lagoa da Conceição. Os livros “Desterro”, de Pedro Dutra, “No olho do furacão”, de Verônica Gazola e “Maré Vermelha”, de Maria Luiza Amorim, lançam olhares sobre aspectos da cultura e do cotidiano da ilha.

Outras localidades do estado também estão contempladas na coleção. “103”, de Lucas Correia, tece reflexões imagéticas sobre a cidade de Balneário Camboriú, “Paraíso”, de Janine Perini, trata da cidade de Barra Velha e suas transformações, “Francisca”, de Philipe Gabriel, realiza uma travessia poética por histórias familiares, entre São João Batista e Canelinha, e “Rastros e restos”, de Zé Ronconi, centra a atenção em memórias e esquecimentos da cidade de Nova Veneza. Alguns projetos, como “Litoral”, de Lilian Barbon, “Enpédras: entidades perenes”, de Gabriel Schlickmann e “Tramas, mãos e redes”, de Renata Gordo, atravessam diferentes localidades do estado.

Segundo a coordenadora e proponente Lucila Horn, a excelência da coleção evidencia a grande capacidade visual e poética dos artistas catarinenses. Para ela, a experiência de produção de livros em meio a uma pandemia consistiu em um verdadeiro desafio, no entanto, em suas palavras, “mesmo com todas as limitações que 2020 impôs, foi muito gratificante ver a concretização de um projeto como este. Para mim, a experiência deixa evidente a importância do trabalho coletivo e em rede, e o significado de lutar pela arte e pela cultura nos dias atuais”.

A Coleção NA FOTO: Cartografias Catarinenses será incorporada a importantes bibliotecas de fotografia latino-americana, tendo entre seus destinos países como Cuba, Colômbia e Argentina, dentre outras bibliotecas do circuito fotográfico nacional e internacional.

O lançamento na próxima terça será aberto e virtual, via Plataforma Zoom. No evento, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a experiência, visualizar os livros e dialogar diretamente com os artistas participantes. O link para acesso será divulgado nas redes sociais do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA (@nefafoto). Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.nefa.com.br

Video Palestra O LIVRO DE FOTOGRAFIA com Rosely Nakagawa

IMAGENS DA RESIDÊNCIA

O projeto NA FOTO – RESIDÊNCIA é uma proposta de residência fotográfica que tem como objetivo fomentar a produção artística no estado de Santa Catarina e viabilizar a publicação de livros de fotografia. O projeto, que foi um dos contemplados pelo edital Elisabete Aderle de Apoio à Cultura/Artes de 2019, é uma realização do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), de Florianópolis, e conta com a coordenação da artista e curadora Lucila Horn.  

 

Com o tema Cartografias Catarinenses, o NA FOTO - RESIDÊNCIA busca explorar as múltiplas e diversas identidades regionais do estado, compreendendo o território como um fenômeno cultural e físico de trocas materiais e simbólicas. Para a coordenadora, a proposta “cumpre um papel significativo, pois trata-se de uma documentação poética sobre nossa cultura e identidade”. Além disso, contribui para promover Santa Catarina e seus artistas no contexto dos festivais e encontros de fotografia dentro e fora do Brasil.

 

Foram selecionados através de convocatória 12 artistas naturais de Santa Catarina ou residentes no estado há pelo menos dois anos, assim como coletivos artísticos que tenham atuação comprovada em alguma das cinco regiões catarinenses.

 

O NA FOTO – RESIDÊNCIA acontece em duas principais etapas. Na primeira etapa, os artistas selecionados participarão de um workshop de cinco dias na sede do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), no centro de Florianópolis, onde discutirão seus trabalhos e desenvolverão projetos sob a orientação de profissionais da área. Na segunda etapa, os participantes serão acompanhados à distância pela coordenadora e pelos produtores do NA FOTO, recebendo orientações e supervisão durante um mês.

 

O produto do projeto é a impressão de uma coleção de 12 livros de fotografia, possibilitando aos participantes a publicação de seus trabalhos e a divulgação destes em um circuito de fotografia latino-americana que inclui bibliotecas em diferentes países, dentre eles Argentina, Cuba e Colômbia.

 

A etapa de inscrições aconteceram de 25 de fevereiro a 20 de março de 2020.

 

logos.png