EQUIPE NA FOTO

WhatsApp Image 2020-08-27 at 12.52.58.jpeg

Coordenação e orientação

 

Lucila Horn. Artista, Curadora, produtora e Arte educadora, graduada em Artes Plásticas, pós-graduada em Pintura, especialista em Arte e Ciências Humanas, e em Fotografia, mestre em Educação e Cultura e doutoranda em Educação. Artista desde 1987 e desde 1989 atua na área de educação. Como curadora destacando-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo - 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert, no MESC. Orienta os trabalhos do projeto de extensão Clube de Fotografia junto ao Laboratório interdisciplinar de formação de professores LIFE/Udesc. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA.

laura.jpg

Curadoria da convocatória e

participação na residência

 

Laura Lavergne é fotógrafa e docente na área de fotografia. Desde 1990, começou a trabalhar profissionalmente como freelancer para vários meios de comunicação, como El Porteño, La Nación, Editorial Planeta, Emecé, Tusquets, entre outros. Em 2011 participou do Festival de Fotografia Floripa na Foto e FELIFA como co-organizadora da "Feira de Livros de Fotografia de Autor" e em 2013 publicou seu primeiro livro independente -  "Em terra" - um ensaio fotográfico e documental realizado ao longo de 20 anos sobre pescadores artesanais na praia da Armação - Florianópolis. Realiza exposições no Brasil e Argentina e atua como curadora dos livros de autores argentinos para os "Encontros de Livros de Fotografia de Autores Argentinos e Brasileiros", no Floripa Na Foto (2013/2015/2016/2017) e no Balneário Camboriú Foto Festival (2015/2016/2017/ 2018). Trabalha atualmente como professora, produzindo oficinas de Fotografia e Fotolivros em instituições de ensino. Desenvolve projetos de fotolivros (edição e gestão de softwares) e é atuante/colaboradora na organização de feiras de fotolivros no Brasil, Argentina e Cuba (1a e 2a Mostra de Livros de Fotografia de Autor na Fototeca de Cuba 2016/2017 e Projeto Biblioteca Móvel da Fototeca de Cuba 2018). 

 

IMG-20180516-WA0018(1).jpeg

Curadora na convocatória e orientadora

 

Ana Paula Soukef. Pesquisadora e fotógrafa, doutora em Ciências Humanas (UFSC) e pós-doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Desenvolve trabalho autoral junto ao Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA - Florianópolis) e participa de eventos e exposições na área artística. Há oito anos desenvolve oficinas e práticas fotográficas com o povo Mbya-Guarani e realiza investigação científica sobre o tema fotografia e memória indígena na América Latina. Colaboradora do Festival de Fotografia Floripa na Foto e do Encontro de Livros de Fotografia de Autor (ELFA). Também integra o Grupo de Estudo "Educação, Artes e Inclusão", da UDESC.

 

marcelo.jpg

Participação na residência

 

Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Museu de Imagem e do Som de São Paulo, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008.  Em 2009 criou a Schoeler Editions, editora especializada em edições limitadas de assinadas e numeradas pelos artistas. Cria livros e portfólios de tiragem limitada e assinados pelo artista. Desde 2012 desenvolve um projeto de intercâmbios culturais e residências artísticas. Atualmente participa do projeto Missão Lance Ventoux, que tem por objetivo desenvolver um intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e França na região da Provence.

marcelo fernandes.jpg
WhatsApp Image 2020-08-27 at 19.03.32(1).jpeg

Monitoria

 

Júlia Thomé (1994) é artista visual e arquiteta e urbanista de formação. Nasceu em Tubarão, mas sempre residiu em Florianópolis. Seu foco de pesquisa é, sobretudo, o espaço urbano e sua correlação com os sujeitos. Utilizando técnicas diversas, busca explorar a questão imagética da cidade, bem como suas dimensões materiais e imateriais. Seu processo artístico gira basicamente em torno de ensaios, que têm
por objetivo responder às suas inquietações momentâneas. O suporte principal dos ensaios é a fotografia, o vídeo, a palavra e ferramentas digitais de manipulação. Atualmente participa do NEFA, Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte, em Florianópolis.

 

rosely.png

Palestra de abertura da residência

 

Rosely Nakagawa é arquiteta, especialista em Museologia e curadora de exposições em âmbito nacional e internacional. Profissionalmente, atuou junto à Casa da Fotografia FUJI, FNAC Brasil, SENAC Escola de Comunicações e Arte, Galeria Fotoptica, dentre outras. Atua como curadora independente desde 1986 e participa em inúmeras mostras artísticas importantes; dentre as últimas estão a abertura da Biblioteca Estadual do Ceará com a mostra “Leitura e Liberdade” (2020) e a mostra Sobre a Cor de sua Pele”, no Festival SOLAR de Fotografia - Fortaleza (Centro Dragão do Mar), em 2019

 

 

 

 

 

Curadoria convocatória

 

Marcelo Fernandes nasceu em São Paulo, mas vive atualmente em Balneário Camboriú - Santa Catarina, pós-graduado em fotografia, há mais de 15 anos dedica-se a fotografia de arquitetura, gastronomia, banco de imagens e fotografia autoral. Em 2009 recebeu o prêmio de 2º lugar no concurso Leica – Fotografe, e em 2015 começou atuar como produtor cultural. Autor do livro A Casa que Roda - Circo Teatro Biriba. É organizador do BC Foto Festival, coordenador do NEFA BC e proprietário do estúdio Brasil Imagens, onde realiza alguns dos seus trabalhos.