OFICINA

Direções paralelas: Performance, fotografia e expressividade

 

JULIA 1.jpg
JULIA.jpg

EMENTA

 

A oficina é para quem fotografa e pensa no que cria, ou para aquele que corre atrás das melhores imagens para ilustrar o que se passa em sua mente. 

Muitas vezes, os fragmentos da realidade vem até nós como presente de um mundo que acontece no entorno, outras vezes, temos que construir o todo o processo através de encenação e/ou cenarização.  Neste caso, o teatro e/ou a performance, passam a ser recursos para o processo de criação, e podem nos ensinar muitas técnicas e abrir uma gama de possibilidades. 

Nesse sentido, a oficina Direções Paralelas pretende trazer proposições para a direção de cena de fotografia usando técnicas de direção teatral. Seja com jogo de cena mais tradicional ou com exercícios de expressão corporal, conforme o desejo de quem está fotografando. 

O objetivo é aumentar nosso léxico de possibilidades como artistas visuais explorando  o auto retrato, direção de personagem e na nossa ação de fotografar. 

A proposta inclui observar processos de artistas referências e entrar em contato com técnicas e jogos para atores e não atores, e introduzir o básico sobre teatro e performance relacionando tais teorias à teorias da fotografia. 

 

Venha de mente e corpo aberto, pois o teatro tem muito a nos ensinar, principalmente quando aceitamos nossa condição de seres atuantes que significam e participam do mundo que nos cerca.

 

 

 

CRONOGRAMA E HORÁRIOS

 

  • Aula 01 (2:30h):

Sobre fotografia e performance

Artistas e autores utilizados para a pesquisa

Roda de conversa

 

  • Aula 02 (2:30h):

Prática de jogos teatrais em grupo

“Colocar-se no lugar de”, exercício de ação e autorretrato

 

  • Aula 03 (2:30h):

Atividade prática em grupo com câmera de condução de pessoa

 

  • Aula 04 (2:30h):

Exposição dos trabalhos

Roda de conversa

 

  • Extra:  exposição dos trabalhos

 

Duração: 4 encontros de 2:30h 

Sextas-feiras (3/3, 10/3, 17/3 e 24/3) das 9:30 às 12:00h

 

Extra: Participação da exposição dos trabalhos no dia 31/3 

 

Vagas: 10

 

iNVESTIMENTO: R$ 350,00

 

 

INSCRIÇÃO

MINISTRANTE

Design sem nome.jpg

 

Julia Balbinotti Perosa é fotógrafa, atriz e historiadora. Conduz seus trabalhos artísticos no viés documental e performático. Faz parte (desde 2015) do coletivo de artistas da Casa Vermelha, onde integra o grupo de teatro comunitário O Bando. Já participou de diversas peças como As Novas Aventuras do Tio Patinhas, Rinocerontes ou Guia Prático para Épocas Facistas, e Kinder. Também já integrou o grupo Teatro em Trâmite, onde participou da peça Barro e do experimento cênico Cârceres Privados (veículado ao vivo pelo youtube, durante a pandemia Covid-19). Faz parte da criação do roteiro e execução do Podcast Ponte Dialógica e da série de vídeos sobre arte brasileira TRANSVER, veículados pelos streamings da Casa Vermelha. Desde 2021 participa do coletivo de fotógrafos do NEFA (Núcleo de Estudos de Fotografia e Arte).