CONVOCATÓRIA NEFA BC

 

APRESENTAÇÃO

NÚCLEO DE ESTUDOS EM FOTOGRAFIA E ARTE – NEFA BC, através do proponente Flavio Fernandes, convida artistas/fotógrafos interessados em fotografia no campo da arte para se inscreverem na seleção para o projeto de formação NEFA BC, que acontece por meio de patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através da LIC – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contrato nº 011/2018, edital CP LIC 006/2017.

Em sua segunda edição o NEFA BC acolherá até 20 interessados em desenvolver trabalhos autorais sob orientação de Lucila Horn e Marcelo Fernandes, com participação de Claudio Feijó, Rosely Nakagawa e Marcelo Greco  entre os dias 04 de maio e 20 de outubro de 2018.

 

DAS INSCRIÇÕES

A inscrição será realizada de 10 de abril a 25 de abril 2018, exclusivamente pelo e-mail projetonefabc@gmail.com. No assunto do email deve constar: “Inscrição nefa bc”.

O candidato deverá enviar em um único arquivo (formato PDF) os seguintes dados: nome, endereço, nacionalidade, data de nascimento, email, telefone + portfólio com pelo menos um ensaio + currículo + link da homepage e demais referências, caso houver (máx. 10 MB).

O resultado da convocatória será divulgado no dia 27 de abril de 2018 por email para os inscritos e publicado nos sites www.duoarte.com, www.culturabc.com.br e fanpage do projeto.

 

SOBRE O NEFA BC

O(a) selecionado(a) participará quinzenalmente aos sábados das atividades do NEFA BC e de 3 oficinas que ocorrerão em finais de semana.

O NEFA é um grupo de estudo voltado para a imagem fotográfica no campo da arte. Criado em 2014, e tem como finalidade agregar pessoas interessadas em estudar e desenvolver projetos e pesquisas com a fotografia.

O núcleo BC será orientado por Lucila Horn e Marcelo Fernandes, e oferecerá aos participantes uma oportunidade para entrar em contato com imagens da história da fotografia e da arte, textos críticos e filosóficos e aspectos relacionados à linguagem visual e edição.

Trata-se de um espaço onde o grupo terá, alem dos encontros quinzenais, oficinas com Claudio Feijó (descondicionamento do olhar), Rosely Nakagawa (edição) e Marcelo Greco (livro de autor), totalizando 125 horas de atividades.

Na metodologia de trabalho a teoria e prática não se separam e apontam para um caminho de aprofundamento dos processos individuais.

 

DO CRONOGRAMA

Inscrições: de 10 a 25 de abril;

Publicação dos selecionados: 27 de abril. 

 

ATIVIDADES                                                                                                               

cronogama.jpg

DAS OBRIGAÇÕES

 

Do NEFA:

a) promover 3 (três) oficinas e 11 (onze) encontros de formação, totalizando a carga horária de 125 (cento e vinte e cinco) horas, com orientadores especialmente contratados para o Projeto; 

b) fornecer estrutura e condições adequadas para realização dos cursos e encontros intervalares; 

c) fornecer certificado de participação àqueles que tiverem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades propostas; 

 

Dos participantes:

a) Frequentar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades formativas promovidas pelo Projeto, sob pena de desligamento e não obtenção de certificado de participação;

b) Fornecer durante e após a conclusão do Projeto, materiais como textos, fotos e vídeos a título de relatório, historiando atividades e trabalhos realizados, os quais serão veiculados impresso ou digitalmente, para registro do trabalho no Projeto. 


DOS DIREITOS DE IMAGEM 

Os selecionados autorizam desde já o NEFA BC a registrarem e utilizarem suas imagens, áudio e currículos, para exibição em suportes físicos ou virtuais, exclusivamente para as finalidades de divulgação do projeto e/ou educativa, desde que sem fins lucrativos. A presente autorização não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração a qualquer título. 


DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

As dúvidas sobre a presente convocatória deverão ser esclarecidas pelo e-mail projetonefabc@gmail.com.

O NEFA BC é um projeto de fomento e formação artístico-cultural voltado para fotógrafos e artistas, não caracterizando vínculo empregatício com seus participantes e não fornecendo, portanto, qualquer vantagem financeira. Seu benefício é exclusivamente educativo, sendo a inscrição e participação totalmente facultativa e voluntária.

A inobservância das normas estabelecidas pela presente convocatória, constatada a qualquer tempo, implicará no indeferimento da inscrição ou desligamento do projeto. 

O proponente do NEFA BC reserva-se o direito de alterar, sempre que necessário, a estrutura do projeto, incluindo seu local, quantidade, periodicidade e calendário dos encontros para atender às demandas e bom funcionamento do projeto. 

Os casos omissos ou não previstos nesta convocatória serão analisados e decididos pela Comissão de Seleção. 

 

 

Flavio Fernandes

Proponente NEFA BC