BC.jpg
BC.jpg

NÚCLEO DE ESTUDOS EM FOTOGRAFIA E ARTE – NEFA BC

 

Aconteceu a partir de chamada pública para artistas/fotógrafos interessados em fotografia no campo da arte para se inscreveram na seleção para o projeto de formação NEFA BC, que acontece por meio de patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através da LIC – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contrato nº 011/2018, edital CP LIC 006/2017.

Em sua segunda edição o NEFA BC acolhe interessados em desenvolver trabalhos autorais sob orientação de Lucila Horn e Marcelo Fernandes, com participação de Claudio Feijó, Rosely Nakagawa e Marcelo Greco  entre os dias 04 de maio e 20 de outubro de 2018.

 

SOBRE O NEFA BC

 

Da experiência da fotografia como arte e o estudo de conceitos que podem mudar o próprio jeito de olhar através das lentes. "De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório”. Era o que dizia o fotógrafo Francês Henri Cartier Bresson para descrever o ofício. Mas, além de olhar para o mundo e de fixar o instante, a fotografia sempre negociou com o mundo e brincou com os conceitos de realidade e ficção. Voltados para a fotografia no campo da arte, ou seja, atentos para suas possibilidades expressivas os 18 fotógrafos participantes do Núcleo de Estudos de Fotografia e Arte de Balneário Camboriú (NEFA-BC) estão desenvolvendo seus estudos e poéticas visuais.

 

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o projeto NEFA-BC, de autoria do fotógrafo Flávio Fernandes, visa incentivar a formação e desenvolvimento da fotografia contemporânea e a produção de trabalhos autorais em fotografia.  Foram selecionados, por meio de convocatória, 20 membros para compor o núcleo. Os fotógrafos/artistas selecionados estão receberam orientação de Lucila Horn (artista, curadora e coordenadora do Festival de Fotografia Floripa na Foto) e Marcelo Fernandes (fotógrafo e coordenador do BC Foto Festival), além de participarem de palestras e oficinas com nomes importantes da fotografia brasileira, como Cláudio  Feijó, Rosely Nakagawa e Marcelo Greco.

 

De acordo com a artista e curadora Maria Lucila Horn, no período compreendido entre abril e outubro de 2018, o grupo NEFA-BC participou de encontros sobre fundamentos teóricos e conceituais, além de entrar em contato com imagens e publicações da fotografia contemporânea e também sobre a história da fotografia no campo da arte, sempre articulando os conteúdos com as pesquisas e produções dos participantes e pensando a fotografia como um processo que vai do planejamento inicial até o produto final que chega ao público. Como parte importante deste processo de aliar teoria e prática e olhar para o desenvolvimento dos próprios trabalhos, os alunos participaram de três workshops sobre edição. O primeiro foi o descondicionamento do olhar com Claudio Feijó, que procurou colocar cada participante em contato com seu querer e reconhecimento de si. Outro workshop foi voltado para o Processo de Edição com Rosely Nakagawa e o terceiro para a fotografia como forma de expressão com Marcelo Greco.  A ideia do trabalho nunca foi o de dar respostas prontas, mas lançar desafios e estimular que cada um desenvolva o seu trabalho autoral.

 

Apesar das pesquisas serem individuais, o projeto de finalização será coletivo, na forma de uma exposição que acontecerá dentro da programação do FLORIPA NA FOTO Festival de Fotografia. Como desdobramento do projeto, o grupo está desenvolvendo uma coleção de livros de fotografia de autor.

 

De acordo com Lucila, os alunos do curso têm um nível de desenvolvimento excelente, tanto do ponto de vista de expressão como de desenvolvimento técnico. Heterogêneo, o grupo conta com alunos jovens e também com profissionais com mais de 30 anos de fotografia. Para Lucila, esta diversidade de visão e de percepção ajuda a fazer com que o trabalho se desenvolva com mais naturalidade, além de proporcionar uma troca bastante produtiva de experiências.

 

Flávio Fernandes

Proponente BC

 

 

 

O foco central do NEFA é o desenvolvimento de processos criativos na fotografia propondo debates e reflexões sobre a fotografia contemporânea, o processo criativo e a linguagem fotográfica, através de encontros teóricos e acompanhamento dos processos criativos dos participantes. Este processo vem se desenvolveu através de debates teóricos, leitura de imagens, análise de processos criativos, estudos sobre a história da fotografia e conceitos modernos e contemporâneos. Em Balneário Camboriú foi desenvolvido o seguinte cronograma:

 

4/5 Palestra aberta com Claudio Feijó

5/5 Workshop “Descondicionamento do Olhar” Com Claudio Feijó

6/5 Workshop “Descondicionamento do Olhar” Com Claudio Feijó

12/5 Encontro Nefa – Fotografia – entre o purismo e o pluralismo

9/6 Encontro Nefa – Fotografia contemporânea

23/6 Encontro Nefa – discussão de projetos pessoais

30/6 Oficina “Edição” com Rosely Nakagawa

7/7 Oficina de elaboração de projetos

21/7 Encontro Nefa – A fotografia no campo da arte a partir dos artistas dos anos 60 

4/8  Livro de fotografia de autor como suporte

18/8 às 10hs Palestra aberta com Marcelo Greco

18/8 e 19/8 Oficina com Marcelo Greco 

23 a 25/8 BC FOTO FESTIVAL

15/9 Desenvolvimento de projetos

29/9 Desenvolvimento de projetos 

6/10 Desenvolvimento de projetos

20/10 Finalização